NOSSA HISTóRIA
A Associação Metodista de Ação Social AMAS Catedral SP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 16 de novembro de 1975, e que atua de forma efetiva para a transformação da vida de pessoas em situação de vulnerabilidade e alto risco.
A realidade constatada na cidade de São Paulo, especialmente entre os moradores de rua, retrata a triste situação vivida por homens, mulheres, idosos e crianças em situação de pobreza extrema, vínculos familiares rompidos e sofrendo de fragilidade emocional e social.
A AMAS trabalha para prestar assistência social para essas pessoas e outras em situação de vulnerabilidade e alto risco, através do acolhimento integral e do desenvolvimento das suas potencialidades, visamos a reinserção na sociedade de forma digna e íntegra.
Contamos também com um braço que atua na formação de crianças e adolescentes, através de atividades socioeducativas, realizadas em contraturno escolar. As atividades visam contribuir para uma melhora econômica das famílias ao permitir que as mães possam trabalhar enquanto os filhos passam o dia no nosso Centro.
O NOSSO COMPROMISSO É AJUDA A ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA PARA QUEM NECESSITAR!
MISSÃO: Levar esperança e dignidade ao próximo, mediante a transformação de vidas em situação de vulnerabilidade e risco social.
VALORES: Humanidade, Cooperação, Compaixão, Compromisso e Perseverança.
FORMA DE ATUAÇÃO:
- Desenvolvimento integral do indivíduo
- Reintegração familiar
- Reinserção social
- Sensibilização da sociedade
TRAJETÓRIA:
No início da atuação da AMAS, foi desenvolvido um projeto que se mantem até os dias atuais: o Centro para Criança e Adolescentes (CCA Liberdade), que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no período de contra turno escolar, de segunda a sexta-feira.
De 1987 a 1991 grupos de pessoas serviam nas manhãs de domingo, na região do Parque Dom Pedro (São Paulo) um café da manhã para cerca de 700 pessoas em situação de rua.
O ano de 1991 tem uma relativa importância nesta caminhada, através da inserção de metodistas na ação realizada pela Comunidade dos Sofredores de Rua, os quais auxiliavam na preparação e distribuição de uma sopa comunitária para cerca de 400 pessoas, utilizando verduras e legumes doados por feirantes no viaduto do Glicério AMAS Catedral SP viu uma excelente oportunidade de ação e cumprimento da sua missão.
No segundo semestre do ano de 1991 uma supervisora da Secretaria de Assistência Social observou o trabalho que estava sendo desenvolvido, propondo a realização de um trabalho mais estruturado para o atendimento à população em situação de rua.
No dia 12 de março de 1992, nasce a Comunidade Metodista do Povo de Rua Morada do Sol, sendo estabelecida no Viaduto Pedroso, na região do bairro da Bela Vista.
O acolhimento às pessoas em vulnerabilidade social em São Paulo se estende até os dias atuais, através de quatro projetos com objetivos e públicos diferentes, porém todos cumprindo a missão de levar dignidade e esperança ao próximo.
NOSSOS PROJETOS:
- República Recomeço - Atendimento para pessoas em processo de superação de rua / 16 moradores, 24 horas por dia;
- CCA Liberdade - Núcleo Socioeducativo para Crianças e Adolescentes / Atendimento de 120 crianças e adolescentes em contraturno escolar;
- Centro de Acolhida Morada do Sol - para pessoas em superação de situação de rua / Atendimento de 250 pessoas / 24hs por dia;
- SAICA Filadélfia - Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em situação de Vulnerabilidade / 15 moradores / 24 horas por dia.
AMAS
Equipe de Comunicação